17 de março de 2011 05:09

Os ingredientes do seu corpo ? menos um

Por Michelson Borges

Recentemente, o site da revista Superinteressante publicou a relação de elementos que constituem o corpo humano. Juntos, eles não custam nem 150 reais. “O que não tem preço, claro, é o jeito que tudo isso se organiza para formar você”, diz a matéria. Segue a lista:

Carbono (23%) 16 quilos (num adulto de 70 kg) – O corpo, em última instância, é uma cadeia de carbono. Se o DNA fosse uma árvore, o carbono formaria os galhos. E esses galhos seriam vistos na forma de músculos, pele, cabelos…

Cálcio (1,4%) 1 quilo – Não é só de dentes e ossos que se faz o cálcio no corpo humano. Ok, 99% é. O minério mais abundante do organismo tem outras funções tão importantes quanto: sem ele, o sangue não coagularia e não conseguiríamos mover os músculos.

Fósforo (0,83%) 580 gramas – O fósforo armazena e transporta energia dentro das células (e entre elas). Mesmo assim, só 20% do fósforo do organismo estão nas células e no fluido em que elas boiam. Os outros 80% combinam-se com o cálcio para formar ossos e dentes.

Nitrogênio (2,6%) 2,22 litros – O nitrogênio se junta com carbono para formar o ácido nucleico (DNA), a supermolécula que organiza todos os ingredientes em uma estrutura bem especial, capaz de criar cópias de si mesma, se reproduzir. Em outras palavras, uma estrutura viva.

Água (55%) 38,5 litros – Sem água não há vida porque é boiando na água que as moléculas do corpo se encontram e reagem quimicamente. E claro: os seis litros de sangue que correm para transportar nutrientes são 92% água.

Enxofre (0,2%) 140 gramas – No organismo, o enxofre não aparece na forma gasosa. Está sempre ligado a outros átomos. E compõe proteínas como a insulina, que transporta a glicose do sangue para servir de combustível às células.

Cloro e sódio (0,27%) 195 gramas – No corpo, o cloro e o sódio são como válvulas: não deixam faltar nem sobrar água nos tecidos do organismo. O sódio também é uma das peças envolvidas na contração muscular.

Potássio (0,2%) 140 gramas – Quando o sistema nervoso envia o sinal para que um músculo seja contraído, começa um movimento dentro das células: o potássio sai e o sódio entra. Essa troca da guarda gera o movimento.

Metais (0,009%) 6 gramas – Ferro, zinco, cobre… Você também é feito de metal. O corpo usa sete deles para funcionar. Ferro é o mais abundante (4,2 g): ele se junta com proteínas para formar nossos glóbulos vermelhos, os veículos que transportam oxigênio pelo corpo. O zinco, segundo mais presente (2 g), entra na receita dos glóbulos brancos, os soldados do sistema imunológico.

Essa descrição química do ser humano é realmente muito interessante – superinteressante, para usar o nome da revista. Mas quero chamar atenção para algo escrito no começo da matéria: “tudo isso se organiza para formar você.” Como assim se organiza? Elementos químicos têm a capacidade de se auto-organizar? Isso é científico? Então, se juntarmos os elementos químicos na proporção certa teremos um ser humano funcionando? Claro que não. O ingrediente essencial esquecido pela Superinteressante e que sem o qual não há vida é justamente o fôlego de vida dado por Deus (Gn 2:7) e que nos torna mais do que um amontoado de matéria.

Michelson Borges