24 de setembro de 2012 08:27

ANOREXIA

Por Sandra Corrêa

Embora a maioria das pessoas ainda não saibam a anorexia é um problema emocional que, geralmente se inicia com a insatisfação da aparência do próprio corpo. De forma inconsciente a pessoa envia uma mensagem ao cérebro e o mesmo inibi a fome de forma que a pessoa passa a ter rejeição aos alimentos.

Para muitos, as pessoas comem somente porque tem fome, mas não é bem assim que funciona, as pessoas comem, primeiramente, porque desejam determinados alimentos ex: (Doces, Lanches, todo tipo de comida imprópria ou comida saudável). Portanto na anorexia a associação com a própria imagem não permite ao sujeito fazer a escolhe entre comer de forma saudável ou não, a pessoa, simplesmente, se anula de ambas escolhas e prefere isolar qualquer tipo de alimento a fim de perder peso rápido.

É uma doença que fatalmente leva a morte e se não for detectada à tempo as chances de recuperação vão se tornando mais difíceis porque a pessoa não tem consciência da auto destruição, justamente por ser um processo inconsciente é determinante na decisão da pessoa em resistir qualquer tipo de alimentação.

Ao contrário do que se pensa, esse tipo de problema não acontece somente com adolescente os adultos tambem são bastante atingidos, geralmente é um problema onde as vítimas são mulheres porque o problema emocional está, quase sempre, ligado a beleza externa do corpo, e esse processo inverte a imagem no espelho, de forma que, por mais magra que a pessoa esteja, ainda assim, ela continua se esfornçando para perder mais peso, porque não se dá conta do estado que se encontra, a imagem apresentada pelo cérebro ainda é antiga e a pessoa se vê sempre com a primeira imagem, a qual está insatisfeita. O pior, é que muitas vezes a famila e a própria pessoa somente vai se dar conta quando o problema já está avançado, daí porque a importância de uma análise, isso torna a pessoa saudável emocionalmente de forma que mesmo que queira manter um corpo satisfatóriamente desejável para ela, vai conseguir com saúde e sem muito esforço, porque pode se dar outras alternativas, e o inconsciente trabalha em pról ao desejo de cada um de nós, só é preciso querer de fato.

Grata

Sandra: e-mail: psicanalista@psicanaliseparatodos.com.br

Site: www.psicanaliseparatodos.com.br

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*