25 de julho de 2013 00:47

BA: Editora lança livro sobre cultura do crack

O lançamento acontece na Universidade Federal em Salvador

Por Redação

crack

A obra Crack: contextos, padrões e propósitos de uso será lançada no dia 31 de julho, às 11h30 no Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (CETAD/UFBA), em Salvador.

Organizada pelos professores-doutores Edward MacRae, Luiz Alberto Tavares e Maria Eugênia Nuñez, o título é uma das publicações da Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) em parceria com o CETAD/UFBA que integram a coleção Drogas: Clínica e Cultura.

A partir do resultado de estudos desenvolvidos pelo CETAD/UFBA, o livro desmistifica concepções recorrentes na mídia e na própria Clínica Médica sobre o consumo e o consumidor de drogas. Uma destas concepções, a de que o crack, pelo seu alto potencial de destruição, levaria o usuário à morte em poucos anos, é contradita na obra.

Pesquisas etnográficas realizadas pelo CETAD/UFBA apontam que é possível fazer uso controlado do crack por muitos anos e que a redução de danos seria a solução mais adequada para o tratamento da dependência, ao invés da internação compulsória – que apresenta uma taxa de recaída de 95%.

A proposta do livro é multidisciplinar e envolve áreas como a socioantropologia, psiquiatria, psicologia além do trabalho de redução de riscos e danos com usuários.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*