24 de julho de 2014 01:41

Shopping de Salvador recebe exposição de museu egípcio

As peças reúnem sarcófagos e múmias

Por Redação

chapeco_destaque.jpg

Foi aberta no último domingo (20) a exposição inédita do Museu Egípcio Itinerante no Shopping Bela Vista, em Salvador. Múmias, sarcófagos e papiros são algumas das 150 peças contempladas na mostra, que fica na Bahia até o dia 20 de setembro.

Além de ver de perto cada objeto, os visitantes também vão poder conhecer um pouco da história e dos costumes dos faraós e da mitologia egípcia.

As visitas são sempre acompanhadas por monitores e quem fizer o agendamento prévio pode participar de palestras, durante a exposição. O ingresso é no valor de R$ 10.

As peças são replicas perfeitas de obras expostas em museus espalhados pelo mundo, como é o caso do Museu de Louvre, British Museum e Ashmolean Museum. Em Salvador, são colocadas à disposição dos visitantes novas peças relacionadas ao Faraó Tutankhamon.

Todo o acervo é produzido pelo artista plástico Essam Battal e sua equipe em ateliês do Egito. Pedra, madeira, gesso e papiro são alguns dos materiais utilizados para produzir as réplicas.

Segundo o artista plástico, as múmias e os sarcófagos exigem maior tempo para ficarem prontas, devido ao grau de dificuldade e a riqueza de detalhes. Já as pinturas sobre papiro são finalizadas com maior brevidade. A exposição itinerante começou em 1982 e quatro anos mais tarde foi realizada a primeira edição do Museu Egípcio Itinerante, no Brasil.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*