18 de julho de 2014 15:43

Fifa retira punição à federação da Nigéria

NFF foi punida por interferência governamental

Por Edvaldo Júnior

A federação de futebol da Nigéria (NFF) foi liberada da suspensão imposta pela Fifa por “interferência governamental”. A entidade retirou a punição ao país africano, aplicada em 9 de julho, onde a impossibilitava de atuar em competições internacionais.

Através de nota a entidade justificou a decisão. “A Fifa constatou que foi retirado o processo judicial que motivou a suspensão, o qual impedia o presidente, os membros do comitê executivo e o congresso da NFF de admistrarem o futebol nigeriano”.

“Como foram restaurados a ordem estatutária e os órgão legítimos da NFF, a Fifa decidiu retirar a suspensão a partir de hoje, sexta-feira, 18 de julho de 2014”.

A Nigéria participou da Copa do Mundo no Brasil, avançou às oitavas de final, mas acabou eliminada pela França com derrota por 2 a 0.

Logo após a eliminação e retorno ao país, no começo de julho, um tribunal do país demitiu o comitê executivo da NFF, e o ministro do Esporte do país, Tammy Danagogo, apontou Lawrence Katiken como o único administrador da entidade, ferindo o código da Fifa. Danagogo agiu após a alta corte nigeriana conceder liminar impedindo o presidente eleito da NFF, Aminu Maigari, seu comitê executivo e o congresso de irem ao escritório.

 

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*