02 de maio de 2011 09:31

Agricultores capixabas começam colheita de café canilon

Em Minas Gerais produtores tamb

Por Rafael dos Anjos
Colheita de café tem início no Espiríto Santo e em Minas Gerais (Foto: Divulgação).

No Espírito Santo os agricultores começam a colheita do café canilon, que segundo dados da Conab deve chegar a mais de 7 milhões de sacas, mais de meio milhão em relação a safra do ano passado.

As chuvas que cairam no ínicio do ano na região contribuiram bastante para o desenvolvimento dos pés de café e para a qualidade dos grãos. Os preços também estão satisfatórios, cerca de R$ 205 a saca, 40% a mais que em 2010.

Em algumas regiões do sul de Minas Gerais os cafeicultores também deram inicio a colheita de café arábica. O número de sacas deve ficar entre 20 e 22 milhões, mas devido ao ciclo bienal da planta (um ano de produção maior que o outro), por isso deve haver uma redução de 10% em relação a safra anterior.

Além dos beneficios para o produtor e os bons preços no mercado, os trabalhadores rurais também comemoram as contrarações durante esse período. Alguns chegam a receber cerca de R$ 1.200 por mês.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*