27 de agosto de 2012 15:36

Brasil começa processo de exportação de carne suína para o Japão

Medida in

Por Redação

No inicío do próximo ano o Brasil deve começar o inédito processo de exportação de carne suína para o Japão. O Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, prevê uma participação de até 10% no mercado japonês que, se confirmado, teria aumento de receita de US$ 520 milhões, correspondentes a 36% do faturamento total de US$ 1,433 bilhão registrado nas exportações brasileiras de carne suína no ano passado. 

Para que o sucesso seja garantido, no entanto, é preciso a aprovação dos japoneses à carne súina de Santa Catarina como livre de aftosa. A comissão de sanidade do Ministério de Agricultura, Floresta e Pesca do Japão encerrou o processo de análise de risco para Santa Catarina, que foi iniciado em 2006, e agora, junto com o Governo, estuda medidas de expansionar a parceria. 

Mendes Ribeiro afirma que os detalhes da liberação devem ocorrer na próxima quarta-feira, em reunião com autoridades do país importador, e assim reverter o quadro de crise da suinocultura, provocado pelo excesso de oferta e alta dos custos de produção.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*