09 de agosto de 2014 09:20

Mais de 54% da produção de cana-de-açúcar será destinada ao etanol

Safra de cana pode chegar a 659 milhões de toneladas

Por Denise Gircella

A estimativa de cana de cana-de-açúcar produzida na safra 2014/15 é de 659 milhões de toneladas, desse total, 54, 2% será destinada para a produção de etanol, conforme o 2º levantamento da safra do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Ao todo, a produção de etanol deve passar de 27,9 bilhões para 27,6 bilhões de litros. Já a produção do etanol hidratado, utilizado nos veículos “flex-fuel”, apresenta queda de 6,54% e passa de 16,1 bilhões para 15 bilhões. Entretanto, a previsão é de que o anidro, destinado à mistura com a gasolina, aumente em 6,11%, isto é, aumente de 11,8 bilhões para 12,5 bilhões de litros. A produção de açúcar está estimada em 38,2 milhões de toneladas, com crescimento de 1% em relação aos 37,9 milhões de toneladas produzidas na safra passada.

O estudo realizado nas 393 unidades produtoras do País revela que houve elevação da área de corte, que passou de 8,8 milhões para 9,1 milhões de hectares. Segundo o coordenador-geral de Açúcar e Álcool do Departamento de Cana-de-açúcar e Agroenergia (DCAA) da Secretaria de Produção e Agroenergia (SPAE) do Mapa, Cid Jorge Caldas, as condições climáticas influenciaram na diminuição da produtividade.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*