24 de maio de 2011 11:38

Produção de sorgo tem boas expectativas em Minas Gerais

Cultivares aprimoradas trazem confian

Por Jordânia Ferreira
Sorgo
Produção de sorgo tem boas expectativas em Minas Gerais  (Foto: Ilustração).

As expectativas em relação à safra atual de sorgo em Minas Gerias são positivas. Entre os fatores para o otimismo estão a valorização do milho, já que os preços do sorgo são atrelados ao cereal, e o aumento da demanda do produto para alimentar animais.

Além disso, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) unidade Milho e Sorgo, localizada em Sete Lagoas, está desenvolvendo pesquisas e cultivares para incentivar o consumo humano do sorgo através, por exemplo, de barrinhas de cereais.

Para a safra atual também foram disponibilizadas algumas cultivares com alto potencial produtivo, resistência maior a doenças e à seca prolongada, o que serve de estímulo aos produtores que optam pelo sorgo ao invés do milho para evitar perdas com o período de estiagem.

No ano passado, a produção de sorgo no estado foi de aproximadamente 293,3 mil toneladas, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O volume foi 8,21% maior do que o da safra 2008/2009. A área plantada com sorgo em Minas Gerais é da ordem de 100 mil hectares.

Para este ano é esperado um novo aumento da produtividade, que será incrementada pela utilização das cultivares aprimoradas.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*