21 de julho de 2014 14:59

Representante da ONU exalta realização do Rural Show 2014

Evento já é considerado o maior de agricultura familiar do Brasil

Por Edvaldo Júnior

O Rural Show está ganhando cada vez mais destaque no setor rural do país. E, por isso, já é considerado o maior evento de agricultura familiar do Brasil.

Fato que ficou em evidência na tarde de ontem, sexta-feira (18), quando produtores e pessoas interessadas nos assuntos que dizem respeito a agricultura puderam acompanhar a palestra do representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO no Brasil, Alan Bojanic. Na oportunidade, ele falou sobre “O papel da agricultura familiar na segurança alimentar”.

Em sua apresentação, entre outros temas, Bojanic abordou as perspectivas da América do Sul em relação à importância da agricultura familiar na segurança alimentar. Salientou que a segurança alimentar existe quando todas as pessoas têm direito, em todo momento, a acesso físico, social e econômico a alimentos suficientes.

Bojanic expôs para o público uma série de dados sobre a fome no mundo, e o número aproximado de pessoas que não têm o acesso adequado à comida. Hoje em dia, mais de 842 milhões de pessoas sofrem de fome crônica no mundo e muitas outras morrem em virtude de uma nutrição inadequada.

De acordo com o representante da FAO no Brasil, os produtores têm neste ano, que foi classificado pela ONU como o “Ano Internacional da Agricultura Familiar”, uma janela de oportunidades para aumentar a visibilidade e o apoio ao desenvolvimento das políticas públicas agrícolas.

Para Bojanic, a agricultura familiar merece maior destaque do que possui hoje e, pra isso, é preciso que se estabeleça plataformas para o diálogo e propagação. “A Agricultura Familiar não constitui um segmento social de lembranças do passado, mas, ao contrário, trata-se de um setor que pode fazer diferença para renascer o social”, afirmou.

Ao final da palestra, Bojanic valorizou a realização do Rural Show. Segundo ele, é um evento de extrema importância para apresentar experiências positivas, além de ser útil ao passar informação e qualificação para todos aqueles que, de uma forma ou outra, são responsáveis pela agricultura familiar.

O Rural Show é organizado pela Cooperativa Piá, em parceria com Emater / RS – ASCAR e a Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis e acontece até o próximo domingo, dia 20 de julho.

Fonte: Insiders2

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*