08 de junho de 2014 19:19

Cabelos: erros e acertos na lavagem dos fios

Na escolha do xampu, o profissional pede para evitar o anti-resíduos

Por Redação

cabeloSe você está descontente com o resultado diário dos seus cabelos, pode ser que esteja pecando na hora da lavagem. Lavar com água quente, reaplicar o xampu de tratamento, esfregar o couro cabeludo, passar condicionador na raiz ou encharcar o cabelo com o produto estão entre os erros mais comuns, segundo o cabeleireiro Leandro Rolisola, do salão In Beauty Luxury, de Campinas (SP).

“Lavar os fios debaixo de chuveiro quente estimula a glândula sebácea, o que pode aumentar a oleosidade dos fios. E, a única coisa que vai no couro cabeludo, é xampu, nunca condicionador e cremes de tratamento e pentear”, exemplifica.

Na escolha do xampu, o profissional pede para evitar o anti-resíduos. “Na lavagem, procure usar xampu neutro para limpar e, depois, o de tratamento de acordo com a necessidade do seu fio – hidratação, nutrição, restauração, para cabelos coloridos, com química, reflexo. Este produto nunca deve ser reaplicado. “Os produtos de tratamento são mais concentrados. Se usar duas vezes um xampu hidratante num cabelo com reflexo, 3 dias sem lavar, por exemplo, o cabelo vai ficar pesado e a pessoa não vai sentir o fio limpo”, explica.

Na escolha da temperatura da água

Errado = Lavar os fios debaixo de chuveiro quente. “A água quente estimula a glândula sebácea, então pode aumentar a oleosidade dos fios – principalmente em cabelos finos e também os já oleosos”.

Certo = “A água tem que estar de morna para fria. Nem sempre dá para tomar banho assim, mas, pelo menos na hora de lavar os fios, sugiro que desligue o chuveiro e mude a temperatura”.

Na escolha do xampu

Errado = Usar xampu anti-resíduos todos os dias e sem orientação de um profissional.

Certo = Usar um produto para limpar o couro e os fios, outro para cuidados específicos, caso de hidratar ou reconstruir a fibra. “O primeiro deve ser um xampu neutro e não muito adstringente em vez do anti-resíduos, que pode deixar o couro cabeludo oleoso.

Os fios cacheados ou com reflexo, por exemplo, podem ficar muito mais secos e embaraçados com o anti-resíduos. Pode ser usado, mas em tempo espaçado. “É útil para, por exemplo, cabelo loiro que esverdeou por idas à piscina”, ensina.

Na aplicação do xampu

Errado = Colocar o xampu só no topo da cabeça – e esfregar o couro.

Certo = O cabeleireiro explica que o correto é molhar o cabelo para espalhar melhor o produto e, depois, aplicá-lo diretamente nos fios. “Espalhe o xampu nas duas mãos e passe em 4 pontos – no alto da cabeça, nuca e duas laterais para que a lavagem seja feita corretamente”.

Segundo Leandro, em vez de passar xampu no comprimento, o melhor é puxar para baixo o produto aplicado na raiz. “O comprimento não é tão sujo quanto o couro, então o que escorrer é o suficiente. Do contrário, dependendo do estado do cabelo, aplicar xampu no comprimento pode deixá-lo oleoso”.

Durante a lavagem

Errado = Esfregar o couro cabeludo.

Certo = “Massageie com a ponta dos dedos para não machucar o couro, faça movimentos circulares e nunca esfregue de forma desconexa, com cada uma das mãos indo para cada extremo. Esfregar não significa limpar, se a pessoa estiver usando o xampu certo, o cabelo vai ser limpo sem a necessidade dessa lavagem agressiva”.

Ao reaplicar o xampu

Errado = Aplicar 2 vezes o xampu de tratamento.

Certo = Segundo o cabeleireiro, o ideal é aplicar 1 vez o xampu neutro, outra o de cuidados específicos. “Os xampus para hidratação, nutrição, reconstrução, ou seja, os de tratamento são mais concentrados. Se usar duas vezes um hidratante num cabelo com reflexo que está 3 dias sem lavar, por exemplo, o cabelo vai ficar pesado e a pessoa não vai sentir o fio limpo. Então, passe o neutro e, depois, o de hidratação para ter as duas funções”.

Na hora de condicionar os fios

Errado = Aplicar no couro cabeludo. ‘Se passar, devolverá a oleosidade que acabou de tirar com o xampu’.

Certo = ‘Aplique no comprimento e pontas. Quando o cabelo é desembaraço, você naturalmente leva com o pente o resquício de condicionador para a raiz. Não esfregue o produto na cabeça. E o condicionador é um produto para dar emoliência ao fio, fecha a cutícula, o que dá uma alinhada. Então, se encher o cabelo com o produto, pode causar efeito contrário do que se espera. Cabelos fininhos ou com poucos fios vão murchar’.

Ao pentear

Errado = Pentear fora do chuveiro cabelos cacheados ou finos.

Certo = Esses tipos de cabelos podem ser penteados antes de condicionar, debaixo do chuveiro. ‘É um facilitador, já que os cachos podem armar se escovados depois do banho, e os cabelos finos podem embaraçar e encher de nós, mais do que os normalmente formados quando estão secos. Fazendo o contrário, os fios vão ficar eriçados’.

Secagem

Errado = Esfregar a toalha no cabelo.

Certo = ‘Puxe o excesso de água com as mãos e, depois, com a toalha, aperte bem, sem friccionar para não abrir a cutícula e deixar a fibra eriçada’.

Fonte: Tempo de Mulher

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*