23 de maio de 2012 05:57

Cães e gatos devem tomar vacina contra raiva até 03 de junho em SP

Existem 2.064 postos volantes espalhados pela cidade e outros 17 pontos fixos

Por Denise Gircella

Começa em São Paulo a campanha de vacinação antirrábica. A vacina, que foi suspensa há dois anos no estado, será aplicada até o dia 03 de junho em 2.064 postos volantes espalhados pela cidade e outros 17 pontos fixos.

Em 2010, a campanha de vacinação foi suspensa em todo o país, depois de mortes e reações adversas em cães e gatos que haviam sido vacinados, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em 2011, a vacina foi liberada em onze estados que apresentaram circulação de vírus antirrábico canino.

Para evitar que novas mortes ocorram, foram adotadas medidas como exigências ao laboratório produtor, com o aperfeiçoamento no processo de produção para garantir a segurança do produto.

A médica veterinária e gerente do Centro de Controle de Zoonoses da cidade de São Paulo, Ana Claudia Furlan, diz que cães e gatos com mais de três meses de vida devem ser imunizados. Ela garante que a vacina é segura, sendo a mesma que é utilizada nas clínicas particulares.  

Os cachorros devem ser levados aos postos com coleira e guia e os mais ferozes com focinheira. Os gatos devem ser conduzidos em caixas especiais para o transporte. Quem não tiver esses equipamentos pode improvisar com um carrinho de feira ou dentro de fronhas, desde que o animal esteja contido para evitar acidentes ou fugas. A medida, nesse caso, é essencial porque, normalmente, os gatos não costumam sair com seus donos.

A raiva é uma doença transmissível tanto para animais como para o homem. A transmissão acontece pelo contágio direto como mordidas, arranhões ou lambeduras de cães, gatos, morcegos ou outros mamíferos infectados.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*