Brasil Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
Todos os sites
21 de agosto de 2013 12:20

Conversa online entre alunos e estrangeiros melhora fluência em idioma

Estrangeiros também são beneficiados

Por Redação

Desde 2006, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) adotou o projeto Teletandem Brasil, em que alunos encontram parceiros de universidades do exterior para trocarem conhecimentos do idioma e melhorarem conhecimento oral dos idiomas.

Utilizando aplicativos de voz, imagem e vídeo, como Windows Live Messenger ou Skype, dois participantes se encontram online e fazem turnos de uma a duas horas, alternando entre os dois idiomas.

A troca melhora a fluência e aumenta a confiança do estudante em se comunicar oralmente em outro idioma, afirma a professora de inglês da Unesp de São José do Rio Preto,  Suzi Marques Cavali.

Antes de entrar no curso de Letras da Unesp em Assis, Jaqueline Tomazinho Carvalho, 23, havia estudado espanhol durante três anos, mas “só tinha a bagagem teórica”. “Na graduação, me indicaram o Teletandem, e foi aí que comecei a realmente a falar espanhol, perdendo o medo de cometer erros”, explicou.

Pelo projeto, Jaqueline conversou com uma sueca e americanos que estudavam espanhol, com cubanos que vivem nos Estados Unidos, uruguaios, mexicanos e argentinos.

“Há vezes em que o outro lado não está entendendo muito bem, mas dá para enviar link, foto ou vídeo para ilustrar e explicar o que você está falando. Isso é o legal”, diz a jovem.

A professora Suzi afirma que até alunos mais tímidos conseguem manter um bom diálogo e aprendizado. “A experiência mostra que os mais retraídos se beneficiam enormemente porque se sentem mais à vontade ao conversar com uma única pessoa. É uma conversa privada que funciona muito bem para eles”.

O projeto, idealizado pelo professor João Telles, tem mais de 350 alunos distribuídos pelos campi de Assis, Araraquara e São José do Rio Preto da Unesp.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*