10 de março de 2016 08:40

É prudente gestante usar preservativo, diz ministro

Recomendação é da Organização Mundial da Saúde (OMS)

Por Redação

Ao participar de coletiva de imprensa, nessa quarta-feira (9), o ministro da Saúde, Marcelo Castro, afirmou que é prudente a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que mulheres grávidas usem preservativo ao ter relações com parceiros que foram para áreas endêmicas do vírus Zika.

“Já são vários casos identificados de que as mulheres que pegaram o vírus de parceiros que estiveram em lugares onde tem a doença”, ressaltou. A recomendação também serve para o Brasil.

Após reunião do comitê de emergência em Zika da OMS, nessa terça-feira, a diretora da organização, Margaret Chan, disse que a transmissão sexual do vírus é maior do que se imaginava.

O Ministério também orientou que as grávidas evitem viagens para países onde há circulação do vírus. “Como o Brasil é endêmico, nós não vamos dizer para nossas gestantes não irem para lugar tal dentro do país, mas dizemos que tomem as precauções, que tomem todos os cuidados. E os cuidados valem para que estiverem no Brasil, brasileiros ou visitantes”, alertou Castro.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*