03 de novembro de 2010 00:19

Embaixada dos Estados Unidos promove intercâmbio entre alunos brasileiros da rede estadual

Mais de 6 mil jovens se inscreveram no Programa Jovens Embaixadores; 35 foram selecionados.

Por Junior Lima
Logo Jovens Embaixadores  
Mais de 6 mil estudantes se inscreveram  

O Programa Jovens Enbaixadores, patrocinado pela Embaixada dos Estados Unidos, com apoio dos setores público e privado de ambos os países, selecionou 35 dos mais de 6 mil estudantes que se inscreveram para participar de um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos no início de 2011.

O programa seleciona alunos da rede pública brasileira que são exemplos em sua comunidade. “Estes alunos são exemplos não só para o Estado, mas também para todo País. Por isso foram escolhidos para essa rica experiência proporcionada pelo programa da Embaixada Americana”, declarou o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.

Desempenho escolar, engajamento em atividades de responsabilidade social e de voluntariado há pelo menos um ano, boa fluência oral em inglês, iniciativa, facilidade de comunicação, flexibilidade e facilidade de adaptação a realidades e culturas diferentes foram os quesitos avaliados na seleção. Bom relacionamento familiar, na escola e na comunidade também foram levados em conta. Estudar na rede pública e comprovar baixa renda familiar também.

Os 35 estudantes vão passar uma semana na capital americana, Washington. Nas atividades, reuniões com autoridades e visitas a monumentos históricos, museus e outras organizações.

Nas duas semanas seguintes, serão hospedados por famílias nativas voluntárias, para conviver, em grupos menores, nos estados de Carolina do Norte, Washington, Montana, Oklahoma e Ohio. Eles também irão frequentar aulas em uma escola de ensino médio (“high-school”) onde, além de conhecer o dia-a-dia do jovem estudante americano, terão a oportunidade de fazer apresentações sobre o Brasil e desenvolver um plano de ação para o fortalecimento do seu projeto de voluntariado no País.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*