20 de maio de 2012 11:37

Espírito Santo e Distrito Federal realiza vacinação contra raiva

A raiva

Por Denise Gircella

Neste sábado (16), nos estados do Espírito Santo e Distrito Federal foi dado inicio a campanha de vacinação antirrábica. Animais com mais de 60 dias de vida devem tomar a primeira vacina.

A raiva é uma doença que afeta o homem e os animais e não tem cura. Os animais mais expostos são mamíferos em geral, principalmente cães, gatos e morcegos na área urbana, além de animais produção, como boi, cavalo, porco e ovelha. Os animais contaminados transmitem a raiva pela saliva ou baba e a vacina é a única forma de prevenção.

Por isso, até próximo sábado (26), no Distrito Federal, os animais devem ser imunizados. Clique aqui para ver os locais de vacinação no estado.

No Espírito Santo, a campanha ocorre até o dia 15 de junho, e a Secretária de Saúde do Estado orienta que os donos dos animais levem os bichanos ao posto de vacinação que têm horário e local de funcionamento definido pelos municípios.

Os principais sintomas do animal raivoso incluem perda do apetite, baba frequente, permanência em locais isolados e escuros, cauda caída e cansaço. Em casos de mordida, a orientação é que a vítima procure imediatamente o médico e o animal deve ficar isolado em um local seguro para observação.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*