01 de dezembro de 2017 09:20

HIV infecta 18 crianças por hora no mundo, alerta Unicef

Se a tendência persistir, em 2030, existirão 3,5 milhões de casos novos

Por Redação

No Dia Mundial de Luta contra a Aids, lembrado nesta sexta-feira (1º), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgou um dado alarmante. A cada hora, no mundo, 18 crianças contraem o vírus. Caso a realidade continue, em 2030, existirão 3,5 milhões de casos novos.

Os dados constam no relatório “Statistical Update on Children and AIDS 2017” (Atualização das Estatísticas da Infância e AIDS, na tradução livre).

Ainda segundo o Unicef, os progressos na prevenção e controle da doença na adolescência são “inaceitavelmente” lentos. Só em 2016, 55 mil adolescentes morreram de causas ligadas ao HIV, sendo que 91% viviam na Áfica Subsaariana.

Para cada cinco meninos que convivem com a doença, são sete meninas da mesma idade que contraem o vírus.

“Continuar com progressos assim tão lentos significa brincar com a vida das crianças e condenar as gerações futuras a uma vida com o HIV ou a AIDS, o que poderia ser evitado. Devemos agir urgentemente”, disse Chewe Luo, responsável pelo departamento de HIV no Unicef.

Apesar das estatísticas, o Unicef reconheceu que houve melhora na prevenção da doença, principalmente na transmissão de mãe para filho.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*