10 de maio de 2012 14:20

RJ: Município confirma surto de hepatite A

Tr

Por Denise Gircella

A secretária de Saúde de Mangaratiba, município localizado na Costa Verde, litoral sul fluminense, confirmou um surto de hepatite A em três bairros da região: Ranchito, Nova Mangaratiba e Praia do Saco.

A prefeitura de Mangaratiba informou que disponibilizou 15 mil litros de água mineral para as pessoas infectadas pela doença, além de distribuir pastilhas de cloro para serem aplicadas na água das escolas municipais e para a população aplicar nas caixas d’água.

De acordo com o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Alexandre Chieppe, a vacinação contra hepatite A não é indicada em Mangaratiba. “Até existe uma vacina específica contra o vírus causador da hepatite A. Mas esta vacina só é recomendada em situações específicas como de pessoas com outras doenças crônicas no fígado ou que fizeram transplante de medula óssea”, disse.

Segundo Chieppe, as ações recomendadas pela Secretaria de Saúde já estão sendo desenvolvidas, incluindo a identificação das possíveis fontes de contaminação e a adoção de medidas que visam a evitar a utilização dessas fontes pela população.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*