22 de março de 2017 08:06

Em 13 anos, alertas de seca crescem 409% no Brasil

Hoje (22) é comemorado o Dia Mundial da Água

Por Redação

O Dia Mundial da Água é lembrado nesta quarta-feira (22), mas os dados relativos à seca no país mostram uma triste realidade.

Segundo estudo feito pela Agência Nacional de Águas (ANA), os casos de seca no Brasil que levaram a decretos de situação de emergência ou calamidade pública aumentaram 409% em um período de 13 anos, entre 2003 e 2015. Nos municípios, a alta foi de 199%

As condições naturais do Nordeste provocam dificuldades hídricas. Porém, fatores como as mudanças climáticas e o modelo de desenvolvimento adotado pelos estados potencializam essas condições.

“Não dá para fazer política de recursos hídricos sem levar em conta as condições climáticas globais. Elas eram uma ameaça para o futuro, mas não são mais, estão presentes. Além disso, vários açudes grandes secaram em virtude de uma sobreutilização pelo agronegócio e por grandes indústrias, que demandam grande quantidade de água”, explica o professor do mestrado em climatologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece) Alexandre Araújo Costa.

Para o diretor da Área de Gestão da ANA, Paulo Varella, é preciso tirar lições deste longo período de seca. “Nessa perspectiva, é preciso trazer tecnologias novas, como a do reúso, e também atentar para a qualidade da água. Temos que alinhar o Semiárido com suas vocações e características”.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*