16 de junho de 2016 09:10

PF desarticula quadrilha que movimentava R$ 3 bilhões

A ação cumpre 138 mandados judiciais

Por Redação

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (16) a Operação Celeno, para desarticular uma organização criminosa que movimentava anualmente cerca de R$ 3 bilhões em mercadorias contrabandeadas.

A ação, que conta com 360 policiais federais, ocorre em cidades do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo e cumpre 138 mandados judiciais.

Do total de mandados, 28 são de prisão preventiva, 15 de prisão temporária, 18 de condução coercitiva, que é quando a pessoa é levada para prestar depoimento, e 77 de busca e apreensão.

Segundo a PF, as investigações começaram em 2013 e identificaram quatro grupos criminosos. Ainda de acordo com a PF, eles conduziam aeronaves de Salto Del Guairá, no Paraguai, até pistas clandestinas no interior de São Paulo. As mercadorias eram então retiradas dos aviões e escoadas para entrepostos de armazenamento, de onde eram transportadas por caminhões e veículos até os destinatários finais.

Conforme as investigações, pelo menos 12 aeronaves eram utilizadas pelos criminosos, realizando até dois voos diários, e que cada uma levava cerca de 600 quilos de mercadorias, num valor estimado de 500 mil dólares por frete ilícito.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*