27 de setembro de 2013 12:06

SC: controlada fumaça em armazém por força tarefa

Galpão que armazenava fertilizante pegou fogo e fumaça seria considerada tóxica

Por Edvaldo Júnior

Na manhã desta sexta-feira (27), força tarefa integrada por Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e outros órgãos conseguiu conter a fumaça proveniente da queima de uma carga de nitrato de amônio armazenada em um galpão, em São Francisco do Sul (SC).

Por volta das 6h30 de hoje, o grupo conseguiu alcançar o foco da reação química e inundar a área, segundo a prefeitura municipal. Durante a operação, foi usado aproximadamente 1,5 milhão de litros de água. Neste momento, as equipes trabalham para fazer a limpeza do local.

Representantes de órgãos ambientais, como o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais), farão a avaliação das condições atmosféricas para definir quando a região será liberada para que moradores retornem às suas casas.

Por enquanto, está mantida a área de isolamento em um raio de 1 quilômetro. De acordo com a prefeitura, 800 pessoas estão desalojadas e recebendo assistência em um abrigo disponibilizado pela Secretaria de Assistência Social.

Está prevista para a manhã de hoje uma entrevista coletiva na sede da prefeitura de São Francisco do Sul para detalhar a operação.

Agência Brasil

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*