21 de maio de 2013 08:14

Aplicativos que mostram empresas com problemas no Procon

Plataformas brasileiras foram desenvolvidas com incentivo do governo

Por Edvaldo Júnior

Divulgado pelo Ministério da Justiça os ganhadores do 1º Concurso de Aplicativos para Dados Abertos. O objetivo é ajudar os consumidores a detectar empresas com queixas registradas nos Procons de todo o país, em diversos segmentos.

Desenvolvedores, programadores e designers se debruçaram sobre ideias que se materializassem em serviços de pesquisa eficientes a partir do cruzamento de dados.

As plataformas foram desenvolvidas com base no Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas, que reúne as queixas registradas nos órgãos integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor.

A lista é a seguinte, disponível para smartphones e tablets:

1° lugar – Reputação S/A

2° lugar (empate) – Reclamações Procon e Reclamações BR

3° lugar – Pro Análise

Cada membro da equipe vencedora receberá como prêmio um palm top. Os três primeiros grupos finalistas também ganham certificado e ingressos para a WebBr 2013 – evento promovido pela W3C Brasil, escritório do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*