21 de maio de 2012 12:16

Computador ajuda menina com paralisia cerebral a falar

Sistema de reconhecimento de olhos no laptop ajudou brit

Por Edvaldo Júnior

Uma jovem britânica, que sofre de paralisia cerebral, conseguiu transmitir suas primeiras palavras com a ajuda de um sistema de reconhecimento de olhos. A jovem conseguiu dizer: “Eu te amo mãe”. Lexis Cooper-Barnes, de cinco anos, tinha dificuldade para se comunicar com os pais e amigos de escola.

O aparelho custou £ 20 mil (aproximadamente R$ 60 mil). Para adquirir o aparelho, os pais de Lexis realizaram eventos para receber doações. De acordo com informações do Daily Mail.

A utilização é do equipamento é simples. Ela olha para a tela e escolhe as palavras que quer falar. O sistema usado pela britânica é parecido com o que o físico Stephen Hawking usa.

Ainda de acordo com os médicos que cuidam da menina, ela é bastante inteligente e sofre por não conseguir se comunicar. Eles dizem estar impressionados com a evolução de Lexis.

“A resposta de todo mundo foi incrível e estamos agradecidos por ela conseguir se comunicar da forma como sempre quis”, comemora a mãe.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*