29 de abril de 2014 08:00

EUA em alerta: formação de mais tornados até quinta-feira

Tormentas se formaram durante o fim de semana e mataram pelo menos 18 pessoas

Por Edvaldo Júnior

Os meses de Primavera no Hemisfério Norte marcam a temporada de tornados nos Estados Unidos, a primeira série de tormentas se formou neste fim de semana nos Estados de Arkansas, Iowa e Oklahoma, que é considerado o local mais propício para o aparecimento do fenômeno. Os primeiros balanços mostram que foram 18 mortos na região atingida pelos tornados e a busca por sobreviventes continua, com equipes de emergência trabalhando nos escombros.

O Serviço Meteorológico dos Estados Unidos alerta para mais tornados nos próximos dias, a instabilidade da atmosfera aumenta a chance de ocorrência do fenômeno até pelo menos quinta-feira. Nas próximas 24 horas, as planícies dos Vales do Mississipi e de Ohio serão as áreas mais afetadas, para a terça-feira, as cidades que poderão ser as mais castigadas são: Atlanta, Nashiville, Birmingham e Louisville. Há risco de trovoadas e ventania.

Até o momento, cerca de 15.000 casas estão sem energia elétrica. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, enviou condolências a população afetada e prometeu ajuda do Governo Federal.

Além do alerta para a formação de tornados, a população do sudeste dos Estados Unidos ainda passará por dias de chuvas intensas e fortes rajadas de vento. Um sistema de baixa pressão atmosférica, que se formou na fronteira com o México e se encaminha para o leste, é o responsável pelas tempestades severas, que dão origem ao tornado.

Fonte: Somar Meteorologia

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*