23 de janeiro de 2017 16:18

Trump assina decreto para deixar Acordo Transpacífico

Parceria fechada por 12 países havia sido assinada por Obama em 2015

Por Redação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou hoje (23) uma ordem executiva que iniciou a saída do país do Acordo Transpacífico (TPP, na sigla em inglês), negociado por Barack Obama e tido como contrapeso à influência da China.

A iniciativa é a primeira decisão importante do novo presidente, que denunciou o acordo como “terrível” e que “viola” os interesses dos trabalhadores norte-americanos.

“Temos falado muito disso durante muito tempo”, afirmou Trump enquanto assinava a ordem executiva no Salão Oval da Casa Branca. “O que acabamos de fazer é uma grande coisa para os trabalhadores americanos”, acrescentou.

O tratado foi assinado pelos países: Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Cingapura, Estados Unidos e Vietnã – representam 40% da economia mundial.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*