16 de janeiro de 2017 11:30

Brasil crescerá apenas 0,2% em 2017

Projeção do FMI foi divulgada nesta segunda-feira (16)

Por Redação

O Fundo Monetário Internacional (FMI) diminuiu nesta segunda-feira (16) a perspectiva de crescimento do Brasil para 0,2% em 2017. O percentual é menor do que o estimado pelo Banco Mundial e pelo Boletim Focus, do Banco Central (BC). Ambos projetaram um avanço de 0,5% para o Produto Interno Bruto (PIB) do país neste ano.

Segundo o mercado financeiro, a Selic, a taxa básica de juros da economia, chegará a um dígito e encerrará 2017 em 9,75% ao ano. Na semana passada, as instituições consultadas previam que a Selic terminaria o ano em 10,25% ao ano. Atualmente, a taxa está em 13% ao ano.

A decisão de reduzir a taxa básica de juros ocorreu depois que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) encerrou 2016 em 6,29%. O patamar está abaixo do teto da meta fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 4,5% com dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*