25 de janeiro de 2017 08:30

Brasil está em 79º lugar em ranking de corrupão

Os países mais bem avaliados foram Dinamarca e Nova Zelândia

Por Redação

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (25) pela entidade Transparência Internacional revela que o Brasil encerrou 2016 em 79º lugar entre 176 países em ranking sobre a percepção de corrupção no mundo. Também aparecem com o mesmo índice Bielorrússia, China e Índia.

O relatório considera a percepção que o povo de um país tem em relação a corrupção que envolve os políticos e servidores públicos.

Segundo o levantamento, “nenhum país se aproxima da pontuação perfeita no Índice de Percepções de Corrupção 2016”. Ainda de acordo com o estudo, mais de dois terços dos 176 países e territórios analisados ficou abaixo do ponto médio do índice, que vai de zero (muito corrupto) a cem (muito limpo), ou seja, a maioria dos países não chegou, nem sequer, a 50 pontos. A média global, de acordo com os apontamentos da organização, ficou em 43 pontos.

Os países mais bem avaliados no ranking foram a Dinamarca e a Nova Zelândia, com índice de transparência de 90, a Finlândia, com 89 pontos, a Suécia, com 88, e a Suíça, com 86.

Já os piores foram Síria, com índice de transparência 13, Coreia do Norte, com 12 pontos, Sudão do Sul, com 11 e Somália, com apenas dez pontos.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*