24 de novembro de 2010 10:40

Confirmado: Meirelles deixa comando do Banco Central em 2011

Por Edvaldo Júnior

Confirmado nesta quarta feira (24), a saída do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. O próprio confirmou sua saída. Meirelles deixa o comando autoridade monetária no fim deste ano. Com isso, não permanecerá no BC na gestão da presidente eleita, Dilma Rousseff.

Leia mais: Meirelles: Dilma já teria quatro nomes para presidir o Banco Central

               Dilma Rousseff deve anunciar essa semana saída de Meirelles do BC

“Acredito que, um profissional deve iniciar e concluir sua missão na hora certa. Regras de boa prática de governança de BCs aconselham de que um presidente de BC não fique mais do que dois mandatos. No Brasil, coincide com mandato do presidente da República. É o momento adequado para encerrar a missão. Estou feliz, gratificado e realizado”, declarou Meirelles a jornalistas.

Meirelles realizará uma última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC antes de sair. A reunião está marcada para os dis 7 e 8 de dezembro. O possível substituto de Meirelles é o diretor de Normas do BC, Alexandre Tombini.

A expectativa do mercado financeiro é de que a taxa básica de juros permaneça estável em 10,75% ao ano.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*