23 de maio de 2012 15:49

Dólar: BC finalmente admite que alta é preocupante

Instabilidade faz BC anunciar dois leil

Por Edvaldo Júnior

O Banco Central admitiu nesta quarta-feira (23), que a escalada de valorização do dólar, que vem atingindo cotações recordes nos últimos dias, tem gerado uma grande preocupação. Quem afirma é o diretor de política econômica da instituição, Carlos Hamilton Araújo.

Num tentativa de conter a crescente do dólar, o BC anunciou dois leilões de swap cambial (que equivale à venda de dólares no mercado) num total de US$ 2,18 bilhões. Ainda segundo Araújo, a ação foi a ação foi motivada pela “volatilidade excessiva” da moeda.

“Houve um entendimento de que os mercados não estavam funcionando adequadamente e que, portanto, era pertinente uma ação do Banco Central”, disse.

No entanto, Araújo explica que o BC “não tem compromisso com a taxa de câmbio”, isentando assim, sua responsabilidade em estabelecer um patamar ideal para a cotação do dólar.

Ele diz que a variação da moeda “faz parte” do atual sistema econômico. “O câmbio flutuante é a primeira linha de defesa do país em caso de choques”, afirmou. “O câmbio está repercutindo essencialmente uma piora no sentimento de risco.”

Na manhã desta quarta, o dólar chegou a R$ 2,10 – cotação recorde nos últimos três anos.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*