16 de agosto de 2016 14:00

Familiares de Lula não comparecerem à depoimento

Advogados justificaram ausência baseados na Constituição e Código

Por Redação

A esposa e o filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – Marisa Letícia Lula da Silva e Fábio Luís Lula da Silva – não compareceram ao depoimento marcado para esta terça-feira (16) na Polícia Federal.

Em entrevista coletiva, o advogado do petista, Cristiano Zanin Martins, afirmou que a ausência foi apenas o exercício de um direito previsto na Constituição e do Código do Processo Penal, que preveem que a testemunha tem direito a se manter calada em algumas situações.

O depoimento dos dois seria referente ao sítio em Atibaia, solicitado pela PF em Curitiba, dentro do âmbito da Operação Lava Jato.

A investigação suspeita que a propriedade seja do ex-presidente e que tenha sido omitida nas declarações de renda. Por outro lado, Lula afirma que ele e a família frequentam o espaço na condição de amigos dos proprietários – os sócio de Fábio Luis Lula da Silva, Jonas Leite Suassuna Filho e Fernando Bittar.

Para a defesa, o inquérito que apura a propriedade do sítio já deveria até ter sido extinto, pois está comprovado nos autos de quem é o sítio.

“O objeto desta investigação já está devidamente comprovado e não há qualquer dúvida a respeito da propriedade do sítio. Eles (os verdadeiros donos) apresentaram notas fiscais das obras, inclusive comprovantes do pedágio, de que vão sempre para lá”, afirmou Martins. “Quem é dono de um imóvel é o que consta no cartório de registro de imóveis, são Jonas Leite e Fernando Bittar. [O registro] é uma prova material que tem fé pública. Seria o mesmo que dizer que a torre Eiffel [em Paris] é de qualquer um de nós”, afirmou advogado José Batochio.

Além de familiares de Lula, o pecuarista José Carlos Bumlai e os sócios de Fabio Luis Lula também foram intimados para prestar esclarecimentos sobre o sítio.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*