27 de setembro de 2017 08:35

Governo promove leilões de energia nesta quarta

Objetivo é arrecadar recursos adicionais para fechar as contas públicas

Por Redação

O governo promove nesta quarta-feira (27) dois leilões de concessões da área de energia para empresas privadas, em São Paulo e no Rio de Janeiro. O objetivo é arrecadar recursos adicionais para conseguir fechar as contas públicas de 2017.

No Rio, 287 blocos de exploração de óleo e gás serão oferecidos à iniciativa privada na 14ª Rodada de Licitações de Petróleo e Gás. Já o leilão na capital paulista oferece a relicitação de quatro hidrelétricas que, atualmente, estão sob comando da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). A concessão das usinas de São Simão (GO/MG), Jaguara (MG/SP), Miranda (MG) e Volta Grande (MG/SP) fica com a empresa que oferecer maior valor de outorga por cada uma. Os contratos têm prazo de 30 anos e a expectativa do governo é arrecadar cerca de R$ 11 bilhões.

O processo de leilão das usinas tem sido marcado por disputas envolvendo a Cemig e o governo. As concessões das hidrelétricas serão encerradas este ano, mas, para a empresa, os contratos em vigor preveem a renovação automática. Em agosto, o governo de Minas Gerais e a Cemig lançaram uma campanha virtual contra o leilão das hidrelétricas São Simão, Jaguara, Miranda e Volta Grande. Sob o slogan “Mexeu com Minas, mexeu comigo”, a iniciativa convida os mineiros a se engajarem na disputa para que a Cemig possa renovar as concessões de suas usinas.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*