02 de dezembro de 2017 22:19

Lula lidera cenários para eleições de 2018

Pesquisa Datafolha foi divulgada neste sábado (2)

Por Redação

Pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (2), aponta Luiz Inácio Lula da Silva na liderança em todos os cenários de primeiro turno das eleições de 2018.

Ainda segundo a pesquisa, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) aparece em segundo lugar, passando na frente de Marina Silva, que foi anunciada hoje como pré-candidata da Rede. Nas pesquisas anteriores, Marina estava tecnicamente empatada com Bolsonaro.

Na primeira versão, Lula aparece com 17%, e Bolsonaro com 11%. Todos os outros possíveis candidatos aparecem com 1% ou menos. A opção “ninguém” tem 19% das intenções, e aqueles que não sabem afirmar em que candidato votariam, 46%.

Em um cenário com o maior número possível de candidatos, Lula tem 34% das intenções. Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 17%, e Marina em terceiro, com 9%, tecnicamente empatada com Ciro Gomes (PDT), e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, possui 5%. Votos nulos e em branco chegam a 12%.

Na simulação em que Alckmin é substituído pelo prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), ele aparece com 5% das intenções.

O ex-presidente Lula também lidera todos os cenários de segundo turno, e ainda ampliou a vantagem em quatro pontos percentuais com relação ao levantamento de setembro em disputas com Bolsonaro (51% a 33%), Alckmin (52% a 30%) e Marina (48% a 35%).

O Instituto ouviu 2.765 pessoas entre 29 e 30 de novembro.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*