18 de outubro de 2012 11:00

Mensalão: acompanhe o que acontece nesta quinta-feira

Joaquim Barbosa retoma voto sobre quadrilha no mensal

Por Edvaldo Júnior

Nesta quinta-feira (18), o STF (Supremo Tribunal Federal) vai trazer novamente a análise das acusações de formação de quadrilha mensalão. Fica a cargo do relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, terminar de ler seu voto sobre as acusações.

Essas são as últimas acusações a serem julgadas na ação.

Barbosa já indicou ontem (17), na parte da leitura de seu voto, que irá condenar os líderes dos núcleos político, financeiro e operacional da denúncia. O ministro disse que os réus se juntaram para praticar crimes de forma organizada, com hierarquia e divisão de tarefas.

Barbosa também atribuiu a Dirceu a chefia da quadrilha.

“Há nos autos diversos elementos de convicção, harmoniosos ente em si, que Dirceu comandava o núcleo político, que por sua vez orientava o publicitário que agia em conjunto com o financeiro”, disse.

Após o voto de Barbosa, o revisor Ricardo Lewandowski irá ler seu voto. Ele será seguido pelo voto dos demais ministros. Em seguida, será feito uma análise sobre a existência de uma quadrilha para comandar o mensalão, os ministros irão decidir sobre os empates do julgamento.

Estão esperando a definição os ex-deputados José Borba, João Magno, Paulo Rocha e o ex-ministro Anderson Adauto. Todos são acusados de lavagem de dinheiro.

Por fim, os ministros irão discutir as penas para os réus condenados.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*