04 de outubro de 2016 10:40

Produção industrial cai 3,8% em agosto, diz IBGE

Recuo é o maior desde janeiro de 2012, quando a produção caiu 4,9%

Por Redação

A produção industrial caiu 3,8% em agosto em relação a julho, segundo dados divulgados nesta terça-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o índice, a produção interrompe cinco meses de resultados positivos consecutivos, período em que acumulou alta de 3,7%.

O recuo é o maior desde janeiro de 2012, quando a produção caiu 4,9% ante dezembro do ano anterior. Em julho, a produção industrial cresceu 0,1% em relação a junho.

O resultado de agosto foi  influenciado por produtos alimentícios (-8%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (-10,4%). O primeiro eliminou avanço de 1,9% em julho e o segundo apontou a segunda queda consecutiva, acumulando nesse período perda de 14%.

Na comparação com agosto do ano passado, a produção industrial caiu 5,2%. Na média, os economistas esperavam queda de 5%. Esta foi a 32ª taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação, mas a menos intensa desde junho de 2015 (-2,6%).

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*