02 de agosto de 2016 10:58

Produção industrial cresce 1,1% em junho

No setor de máquinas e equipamentos, a alta foi de 2,1%

Por Redação

A produção industrial avançou 1,1% em junho, na comparação com maio, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (2). É a quarta alta consecutiva do indicador nesse tipo de comparação.

Já a produção registrou queda de 6% na comparação com junho de 2015, a 28ª taxa negativa consecutiva nessa comparação. A indústria também acumula quedas de 9,1% em 2016 e de 9,8% no período de 12 meses.

As grandes categorias econômicas tiveram alta, com destaque para os bens de capital – as máquinas e equipamentos, com crescimento de 2,1%. As demais categorias tiveram as seguintes taxas: bens de consumo semi e não duráveis (1,2%), bens de consumo duráveis (1,1%) e bens intermediários, isto é, os insumos industrializados para o setor produtivo (0,5%).

Ainda nesse tipo de comparação, 18 das 24 atividades industriais apresentaram alta na produção. Contribuíram para o índice os veículos automotores (8,4%), de perfumaria, produtos de limpeza e de higiene pessoal (4,7%), metalurgia (4,7%), confecção de artigos do vestuário (9,8%), artefatos de couro e calçados (10,8%), produtos farmacêuticos (4,4%) e produtos de borracha e de material plástico (2,4%).

Já as atividades que tiveram queda na produção foram produtos alimentícios (-0,7%), bebidas (-2,6%), produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-0,6%) e produtos de papel (-2%).

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*