13 de setembro de 2012 04:53

Senado aprova mudança em financiamento cultural

Aprova

Por Edvaldo Júnior

O Senado aprovou por unanimidade, a PEC (proposta de emenda constitucional) que cria o Sistema Nacional da Cultura, às vésperas da posse da senadora Marta Suplicy (PT-SP), como ministra da Cultura.

A senadora era a relatora da proposta, que acabou sofrendo mudanças no formato para financiamentos do setor e aumenta o rol de atividades artísticas com direito a repasse de verbas do governo federal.

O texto, que segue agora para promulgação e chegou ao Senado em julho, depois de ser aprovado pela Câmara, mas os senadores decidiram acelerar a sua votação para prestigiar Marta.

Em tempo recorde, os senadores votaram a proposta em dois turnos – abrindo e fechando sessões sucessivamente ao longo do dia para garantir a aprovação.

Para Marta, isso é bastante benéfico, já que ela assumirá uma pasta que conseguiu a aprovação da proposta.

“Esse fundo permite financiamentos mais ágeis para municípios e Estados. Quem me explicou foi a [ex-ministra] Ana de Hollanda, quando me pediu para relatar”, afirmou.

 

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*