06 de setembro de 2011 11:28

Tucanos temem a influência que Lula tem em SP

40% dos entrevistados votariam num candidato apoiado pelo ex-presidente

Por Edvaldo Júnior

A Datafolha apurou que o ex-presidente Lula é uma forte influência dentro do pleito paulistano para 2012. Essa estatística é considerada alarmante para os tucanos, mais do que a rejeição de José Serra.

Essa seria a primeira vez que Lula é considerado mais influente sobre a decisão de voto na capital paulista do que o governador Geraldo Alckmin.

Classificado como o cabo eleitoral de maior peso na eleição, 40% dos entrevistados dizem que poderiam votar num candidato apoiado por Lula. O apoio da presidente Dilma Rousseff (PT) é importante para 26%, e o do governador Geraldo Alckmin (PSDB), para 27%.

O dado deixa aliados de Geraldo Alckmin com as barbas de molho não apenas pelo peso do ex-presidente em 2012 – 40% declaram a intenção de escolher o candidato patrocinado por ele, contra 27% na opção indicada pelo governador-, mas também pelo risco potencial para a reeleição em 2014.

O indicado do prefeito Gilberto Kassab (PSD), teria preferencia de apenas 15%. Outros 38% dizem que não votariam no candidato do prefeito.

Foram ouvidos pelo Datafolha, 1.039 moradores de São Paulo na última quinta-feira. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*