12 de julho de 2012 12:06

Volume de cheques sem fundos alcança 2,19% no primeiro semestre

Percentual

Por Jordânia Ferreira

O Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos, divulgado nesta quinta-feira (12), revela que o volume de cheques devolvidos no país, no primeiro semestre, foi de 2,19% dos cheques compensados. Esta é a maior alta desde 2009, quando foram devolvidos 2,30% de cheques.

Para os economistas da Serasa, esse aumento mostra que o consumidor se endividou, ampliou seu comprometimento de renda e perdeu o controle também nas compras parceladas com cheques pré-datados.

O avanço dos cheques sem fundos segue o comportamento da inadimplência total, que considera outras formas de parcelamento e financiamento, informam os economistas.

Ainda segundo a Serasa, Roraima e Acre lideram o ranking de estados com mais cheques devolvidos. No primeiro semestre, o índice de cheques devolvidos entre os compensados chegou a 15% e 11,99%, respectivamente.

Em contrapartida, São Paulo ficou na última posição do ranking, no semestre, com apenas 1,54% do total de cheques compensados no estado sendo devolvido por falta de fundos.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*