06 de julho de 2014 18:02

AL: o oásis rural de Maragogi

Roteiro também inclui passeio de trator e visita a casarões de estilo português

Por Edvaldo Júnior

Imagine um roteiro rural nas proximidades de um dos cenários de praia mais belos do país: Maragogi, em Alagoas. Pois ali está a Trilha do Visgueiro, com cenário bucólico, árvores centenárias e passeios de trator. Visgueiro é um dos 23 roteiros que integram o projeto Talentos do Brasil Rural, que tem como objetivo incluir produtos e serviços da agricultura familiar no turismo brasileiro.

O roteiro rural é também uma opção para os turistas que assistiram aos jogos da Copa em Recife. A capital pernambucana fica a 130 quilômetros de Maragogi. O visitante percorre o Assentamento de Água Fria, a Comunidade Bom Jesus e Lavragem guiadas por trabalhadores das comunidades.

Ao juntar uma turma de 15 amigos o turista cerca a árvore-mãe Gran Visgueiro com mais de 500 anos e 22 metros de altura. Com um pouco mais de caminhada chega-se a um assentamento de artesãs que trabalham em casa de taipa. Elas confeccionam carteiras, bolsas e objetos de decoração com fibra de bananeira.

Ao final desse trajeto, ao percorrer a única estrada antiga que ligava Maragogi a Recife, pode-se tomar banho de bica ou cachoeiras de água cristalina. O percurso é feito em uma trilha de Mata Atlântica, com a companhia inusitada de tatus, cotias ou quatis.

A Comunidade Bom Jesus é um paraíso de frutas tropicais, com abacaxi, graviola e maracujá. No local, há degustação de todas as frutas da estação. Quem se sentir à vontade, pode cozinhar e ensinar suas receitas durante o almoço oferecido na casa do próprio agricultor. Os passeios são feitos em um trenzinho puxado por um trator.

Já nas Fazendas Históricas de Alagoas toma-se um delicioso café regional e se aprende um pouco sobre ruínas de engenhos e casarões antigos no estilo português.

O Projeto Talentos do Brasil Rural é uma parceria entre os ministérios do Turismo (MTur) e do Desenvolvimento Agrário (MDA), além do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), valorizando a agricultura familiar.

Os 23 roteiros são compostos por empreendimentos da agricultura familiar, que valorizam a identidade cultural da região, promovem a geração de emprego e renda e agregam valor à produção de grupos locais. Cerca de 400 empreendimentos em 54 municípios fazem parte do projeto. Eles são escolhidos por meio de chamada pública, receberam consultoria especializada e apoio à comercialização. Um dos requisitos para escolha é que o roteiro seja acessível a, no máximo, três horas de distância de uma das 12 capitais-sedes da Copa do Mundo, considerando meio terrestre ou aquaviário.

Fone: Mtur 

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*