11 de abril de 2011 15:53

Destino encantador para quem curte a natureza, a Chapada Diamantina (BA) é a escolha certa de viagem

Os atrativos naturias encantam os turistas e os deixam em

Por Danieli Del Esposti

Com  os feriados de Tiradentes e Semana Santa chegando você já escolheu o destino para curtir os quatro dias de folga? Se está procurando um lugar para descansar, esquecer a correria do dia dia e ainda desfrutar de uma natureza de tirar o folego, o destino certo é a Chapada Diamantina.

A Chapada Diamantina é uma região de serras, situada no centro do estado da Bahia, onde nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. Essas correntes de águas brotam do chão e formam transparentes piscinas naturais.

Alguns atrativos naturais causam espanto e êxtase, como a Cachoeira da Fumaça e seus 380 metros de queda livre ou o deslumbrante Poço Encantado. Mas são tantas as atrações que se pode optar entre visitar grutas, tomar banho de cachoeira, fazer trekking em antigas trilhas de garimpeiros, montar a cavalo ou praticar esportes e aventuras.

A Chapada abriga, em seus vales e cumes, comunidades esotéricas e alternativas como no Vale do Capão. Os dois pontos mais altos da Bahia estão na Chapada: o Pico do Barbado com 2.033 metros (o mais alto do nordeste) e o Pico das Almas com 1 958 metros.

Cachoeira da Fumaça. (Foto:Divulgação)

Caminhar respirando o ar puro e admirando a paisagem é a principal opção dos turistas de todas as partes que visitam a Chapada. Os lugares verdejantes guardam sempre uma surpresa com águas cristalinas ou areias coloridas, belos morros, flores e hortaliças que encantam pela beleza e viço.

A vegetação é toda composta de espécies da caatinga semi-árida e da flora serrana, com destaque para as bromélias, orquídeas e sempre-vivas.

Para chegar a Chapada Diamantina é necessário que o turista vá até a cidade de Lençóis. Se a escolha for fazer a viagem de avião, a Trip Linhas Aéreas tem voos todos os sábados entre Salvador-Lençóis. De carro, o motorista deve seguir pela BR-324 até Feira de Santana. Depois ele pode escolher entre a BR-116 até o entroncamento com a BR-242 (Bahia-Brasília) ou utilizar-se da BA-052 até Ipirá, seguindo pela BA-488 até Itaberaba. A partir desta cidade os dois caminhos seguem iguais sempre pela BR-242.

Poço Encantado, Chapada Diamantina – BA. (Foto:Divulgação)

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*