03 de julho de 2014 14:15

Florianópolis na rota do turismo brasileiro

Um dos destinos mais famosos do Brasil possui inúmeros atrativos para todas as idades até no inverno

Por Edvaldo Júnior

Mesmo não estando na rota da Copa do Mundo de 2014, a capital de Santa Catarina tem muito a oferecer para moradores e a grande quantidade de turistas, que, ano após ano, vêm descobrindo seus atrativos inclusive durante o inverno. Além das belas praias e paisagens, esta privilegiada Ilha no Sul do país possui diversos roteiros que abrangem cultura, gastronomia, festas e muito mais, para toda a família.

Na elaboração de um roteiro de viagem, a hospedagem é sempre a primeira preocupação. Localizada na Praia dos Ingleses, no Norte da Ilha, a Pousada Verdes Mares é um dos destaques hoteleiros durante as quatro estações do ano. Além de sua privilegiada localização que engloba não só a praia, mas bares, restaurantes, lojas e uma vida noturna agitada, o endereço é reconhecido por sua área verde, acomodações aconchegantes e a criação de ações de responsabilidades ambientais como, por exemplo, o espaço Ciclo-Orgânico. “Mesmo durante os meses frios, notamos uma frequência significativa de turistas na região. A praia dos Ingleses, por si só, é um atrativo à parte, por conter inúmeros serviços que funcionam o ano todo e, aproveitando este fluxo, buscamos então oferecer um momento de educação ambiental dentro da pousada, para informar e despertar uma consciência. Com isso, o visitante leva pra casa, não só as experiências culturais da região, como também novos hábitos ecológicos.”, explica Caroline Athayde, proprietária da pousada.

Já que o país anda em ritmo de festa, uma boa opção para a estação mais fria do ano é participar do Carnaval de Inverno de Criciúma, cidade localizada ao Sul do estado, a aproximadamente 200 Km da capital. Trata-se de um dos eventos mais tradicionais de Santa Catarina, que chega em sua sétima edição neste ano nos dias 25 e 26 de julho. Responsável por atrair foliões de diferentes partes do Brasil, o evento nasceu quando três empresários da região, Mark Pulls, Alexandre Freitas e Daniel Freitas, decidiram realizar uma festa que movimentasse a região e fosse agradável a todos os públicos. “O carnaval é uma comemoração que agrada a grande parte dos brasileiros e, por isso, decidimos criar o evento à fantasia e fora da época convencional. Para este ano, aguardamos mais de 8 mil pessoas, número que se repetiu nos anos anteriores e que nos trouxe foliões animados até de estados como Rio de Janeiro e São Paulo”, conta Alexandre. Uma das atrações deste ano é o grupo carioca Monobloco.

Além do Carnaval de Inverno de Criciúma, outro megaevento, também à fantasia, chega em sua terceira edição neste ano, em Florianópolis: Magic Island. Organizada pelos sócios Jorge Junior e Juninho Cavichioli, a festa, marcada para o dia 6 de setembro, já teve seu primeiro lote de ingressos esgotado, mesmo há três meses para a sua realização. No total, serão 21 apresentações entre DJs nacionais e internacionais que se dividirão nas três pistas do evento, que terá como palco o Stage Music Park, em Jurerê Internacional. Para esta edição da Magic Island, evento com assinatura da revista House Mag, os organizadores estimam um público aproximado de 12 mil pessoas.

É claro que a gastronomia não poderia ficar de fora quando o assunto é turismo. E para agradar exigentes paladares com uma combinação da alta gastronomia e rótulos selecionados, a Confraria do Vinho Itapema é outro evento já consolidado no inverno catarinense. Em seu sétimo ano, a Confraria do Vinho é parceria da rádio Itapema com a Alameda Casa Rosa. Os encontros iniciaram em junho e seguem até agosto, quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, com Chefs renomados e vinhos premiados.

Os apaixonados por praias não podem deixar de conhecer o restaurante Taikô, famoso por reunir qualidades gastronômicas em um ambiente descontraído. Durante a alta temporada, chega a receber mais de 200 mil visitantes, entre brasileiros e estrangeiros. Com uma arquitetura inspirada em referencias polinésias, o restaurante foi pioneiro ao lançar o conceito “beach club” no Sul do Brasil, reunindo famosos e muita gente bonita em festas – principalmente na sua tradicional noite de Reveillon. “Diferente de muitos pontos turísticos, principalmente nas praias do litoral catarinense, o Taikô segue aberto o ano inteiro; primeiramente em respeito aos moradores da região, que continuam frequentando o espaço durante a baixa temporada, como também para os visitantes que costumam vir fora do alto verão, mas nem por isso abrem mão de conhecer o Taikô e tomar uma caipirinha à beira-mar”, explica Leandro Adegas, sócio do empreendimento.

Por último, e não menos importante, está o leque de atividades culturais encontradas por toda Santa Catarina. Rica em mostras plásticas, fotográficas, museus e casas culturais, Florianópolis é palco da apresentação de importantes espetáculos. O estado também é destaque na formação de artistas e projetos culturais que viajam por todo o Brasil. “Há quatro anos realizamos a Maratona Cultural de Florianópolis com 90% das atrações sendo de SC. Isso só comprova que existem bons produtos culturais por aqui, bem como um público em processo de criação, curioso e sedento por cultura. Além disso, estamos começando a mostrar isso para o Brasil, com a circulação de espetáculos teatrais e de dança apresentando-se em estados como Ceará e Pará, por exemplo”, declara a produtora cultural Paula Borges, sócia da Harmônica Arte e Entretenimento.

Serviços

* Pousada Verdes Mares:
Contato: (48) 3269.1105
Site: www.verdesmaresfloripa.com.br

* Carnaval de Inverno de Criciúma:
Data: 25 e 26 de julho de 2014
Local: Clube Mampituba – (Rua 6 de Janeiro, n˚7 – Centro, Criciúma-SC)
Informações: www.carnavaldeinvernocriciuma.com.br

* Magic Island:
Data: 06 de Setembro de 2014
Local: Stage Music Park – (Rodovia Jornalista Maurício Sirotsky Sobrinho, n˚ 1 – Jurerê, Florianópolis – SC)
Informações: www.musicpark.com.br

Confraria do Vinho:
Local: Alameda Casa Rosa – (Rodovia Admar Gonzaga, 3401 – Itacorubi,
Florianópolis – SC)
Informações: www.itapema.clicrbs.com.br/florianopolis

* Restaurante Taikô:
Contato: (48) 3282-9714
Informações: www.facebook.com/taikojurere

* Harmônica Arte e Entretenimento:
Contato: (48) 32049224 / (48) 32049221
Informações: contato@harmonica.art.br

Fonte: Atre Comunicação 

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*