25 de agosto de 2014 17:17

Cursos qualificam para o setor têxtil

Há 100 vagas para costura industrial, modelista e manutenção de máquinas

Por Edvaldo Júnior

As empresas do grupo Arranjo Produtivo Local (APL) Têxtil e de Confecções do Grande ABC divulgam a abertura de 100 vagas para cursos na área de confecção. As inscrições começam nesta segunda-feira (25) e vão até 3 de setembro. A programação visa atender à demanda por mão de obra nas empresas do setor na região. Os cursos vão de setembro a dezembro e serão realizados nas escolas profissionalizantes.

Há vagas para os cursos de modelista, costura industrial, costura iniciante, lingerie e de manutenção de máquinas. Os interessados podem fazer pré-inscrição na Central de Trabalho e Renda (CTR) de São Bernardo do Campo ou se inscrever nas próprias escolas.

Os cursos são promovidos por meio de parceria entre a Secretaria de Educação de São Bernardo e o Senai, com recursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O APL Têxtil foi criado em outubro de 2013 e é formado por 25 empresas da região. O grupo é coordenado pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, em parceria com o Sindicato de Profissionais em Confecção do ABC e o Sebrae, e foi criado para identificar as principais demandas para as empresas. Em São Bernardo estão instaladas 140 indústrias do setor, que oferecem sete mil empregos.

“Uma das necessidades é por mão de obra qualificada. Não temos no mercado”, explicou Alessandra Rosa, assessora econômica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

Convênio

Os integrantes do APL vão assinar convênio com a Prefeitura para que os servidores tenham até 15% de desconto nos produtos comercializados pelas empresas que têm lojas de fábrica na região. A assinatura está prevista para ocorrer na próxima reunião do APL Têxtil, programada para o dia 8 de setembro, na Prefeitura. Entre as empresas que aderiram ao convênio estão Valisere, Sarro, Luktal, Vestire, Nathalis, Rufato, Joaninha Brasil, Vakko, Tocha, Vestire, Duwallin, La Pozze e Carlos Anjos.

CURSOS
Costura industrial, modelista, desenho de moda 25 vagas
EM Delfino Martins Ferreira – Avenida Getúlio Vargas, 1.473. Tel. 4330-2622

Manutenção de máquinas ou modelista, costura industrial 25 vagas
EM Marli Buíssa Chiedde – Rua Valdomiro Luiz, 180 – Jardim Nossa Senhora de Fátima.
Tel.: 4396-4546/5566 ou 4347-7809

Costura industrial, lingerie/fitness, costura iniciante 25 vagas
EM Delfino Martins Ferreira – avenida Getúlio Vargas, 1.473. Tel. 4330-2622

Costura industrial 25 vagas
EM Cleyde Aparecida Costa Ferreira da Silva – Rua Leonardo Martins Neto, 1.060 – Vila Vitória. Tel. 4125-0965

Central de Trabalho e Renda – Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro. Os interessados devem comparecer com documentos pessoais: carteira de trabalho, RG, CPF e PIS. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a quinta-feira, e às sextas, das 8h às 15h.

Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*